Um balanço dos 500 dias das atividades de toda a equipe da Previ Japeri
06/06/2022
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Dois mil e vinte um foi um ano de desafios para a maioria dos integrantes da diretoria executiva da Previ Japeri, seja em função das diversas irregularidades identificadas no início da gestão, junto à Secretaria de Previdência a serem regularizadas, algumas delas datadas de 2015, seja pelo fato de que alguns destes diretores vinham da iniciativa privada, com pouca ou nenhuma experiência em administração pública. No entanto, a formação acadêmica de excelência, a larga experiência na solução de problemas complexos e a disposição em transformar o Instituto de Previdência do Município de Japeri em um modelo gestão profissional com a implementação das melhores práticas de governança corporativa, permitiu obtermos o tão desejado Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em janeiro de 2022, fruto de um persistente trabalho para regularizar todas as pendencias encontradas, dentre as quais se destacam: a atualização da lei da Previ para as adequações necessárias e obrigatórias à Emenda Constitucional 103 de 2019, a implementação do Plano de Custeio Atuarial para o exercício 2021 e 2022 com a implementação do sistema de aporte como mecanismo de amortização do déficit atuarial, a regularização de parcelamentos de antigos débitos previdenciários da prefeitura com a Previ, a instituição do Regime de Previdência Complementar, também uma exigência da Emenda 103, o desenvolvimento e execução das Políticas de Investimento dos exercícios de 2021 e 2022, aprovadas pelo Comitê de Investimento e pelo Conselho Administrativo,  a execução de todos os processos de aposentadorias e pensões passiveis de Compensação Previdenciária junto ao Comprev, dentre outros.  

No entanto, acreditamos que nada disto teria sido possível se não tivéssemos contado com o suporte de quatro servidores efetivos do município que se dispuseram a colocar sua experiência e conhecimento a serviço desta diretoria e dos objetivos acima destacados. A Servidora Noemi de Oliveira Soares, Controladora do Instituto, de janeiro a outubro de 2021, quando deixou a Previ para assumir a Secretaria Municipal de Fazenda , a Servidora Milena Paes Leme Fernandes, Contadora do Instituto desde janeiro do ano passado, o Servidor Marcio Cristiano de Carvalho Santos, atual Controlador do Instituto e membro do Comitê de Investimento desde o início do ano passado, e a servidora Ilka Cristina da Silva Nascimento Nunes, ex-assessora de benefícios e ainda membro do Comitê de Investimento, além de contar com o conhecimento e experiência do Dr. Hergílio Senna Peres Barbosa, Procurador Autárquico. Também acreditamos que estas realizações não teriam sido possíveis sem a contribuição e os esforços de todos os demais servidores da Previ, alguns deles há mais tempo em suas funções de nós. 


E por último, não poderíamos deixar de destacar a vontade política da Excelentíssima Prefeita, a Dra. Fernanda Ontiveros, em transformar o Instituto de Previdência  do Município de Japeri em um modelo de referencia em gestão previdenciária para toda a baixada fluminense e para o Estado do Rio de Janeiro. Um destaque especial ao Presidente da Câmara Municipal de Japeri, o Sr. Walter Trajano, pela sua capacidade de liderança e seus esforços em atender as demandas do Instituto e dos servidores do município. 

Vencido esta primeira etapa, o próximo objetivo será garantir um sistema de governança na Previ que garanta o futuro da instituição, para tanto, foi dado o primeiro passo com a mudança da lei da Previ que garante ao Conselho de Administração da Previ, composto por dois representantes de servidores ativos, dois representantes de servidores aposentados e o presidente da Previ, a última palavra nas decisões sobre os investimentos e aportes que irão compor os ativos da carteira do Fundo Previdenciário do Instituto. A certificação dos conselheiros e o Pro-Gestão são os próximos passos para se atingir a este objetivo. Sem a participação efetiva dos conselhos fiscal e administrativo não será possível construir uma Previ do futuro.

Japeri, 31 de maio de 2022

DIRETORIA EXECUTIVA DA PREVI

Maria Lúcia Azevedo Viana Dória, Presidente da Previ, advogada com Mestrado em Direito Econômico, Andre Luiz de Azevedo, Vice Presidente, bacharel em Administração e em Direito, pós-graduação em Administração, Dimas Ferreira Vidal, Gestor Financeiro e Administrativo, Economista e  Administrador com Mestrado Profissional em Administração e Gerenciamento Empresarial, e Ana Paula Nascimento Silva, Diretora de Benefícios, bacharel em Administração e pós-graduanda em Sistema Previdenciario do Regime Próprio.

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